sábado, 27 de fevereiro de 2016

Tá da Mídia

#######

Dislexia

Dislexia - transtorno de aprendizagem


A Organização Mundial da Saúde – OMS, no CID -10 (Classificação Internacional das Doenças), classifica resumidamente a dislexia como: um conjunto de transtornos nos quais os padrões normais de aquisição de habilidades de leitura são perturbados desde os estágios iniciais do desenvolvimento. Eles não são simplesmente uma consequência de uma falta de oportunidade de aprender, nem são decorrentes de qualquer forma de traumatismo ou doença cerebral adquirida. 
O que enquadra a dislexia dentro dos transtorno de aprendizagem, e é sobre ela que vamos falar hoje, com a contribuição de alguns artigos já publicados (e disponíveis no final da matéria) 

Os disléxicos apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados com leitura. O disléxico tem dificuldade em associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. É uma dificuldade de linguagem inesperada, pois NÃO está relacionada com problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas, atraso, problemas psicológicos e sócio culturais.

A alguns anos atrás, transtornos de aprendizagem como a dislexia, recebiam alguns rótulos como: lesado, desatento, burro, desinteressado, entre tantos outros, hoje, um rotulo deste requer punição a um profissional de educação, por vários motivos, entre quais podemos citar: despreparo, má formação acadêmica, desatualização acadêmica, preconceito, desinteresse, etc..., aqui estamos falando de profissionais do setor de educação, mas a falta de informação invade os lares, os grupos sociais e ate mesmo alguns profissionais de saúde. O disléxico é como qualquer outro individuo, não se apoio ou o trate pelo diagnostico, que muitas vezes serve apenas para produzir rótulos. 
O disléxico requer inclusão, precisa de suporte profissional e familiar. 

Quando pensar que conhece a limitação de um disléxico, lembre desta imagem, e de que cada um nela é um disléxico bem sucedido. 



O disléxico não é burro, não é “menos” inteligente devido o seu transtorno, ele simplesmente compreende o mundo de outra forma, aprende dentro do seu universo, dentro do seu tempo. Ser capaz de entrar em sintonia com essa compreensão é que vai determinar o quanto você é bem sucedido na sua área de atuação profissional, alfabetizar um disléxico é que ganhar o mundo junto de alguém que não poderia caminhar facilmente sozinho. 

Essa matéria continua... 

Distúrbios e ou transtornos

Distúrbios e ou transtornos 


Para alguns, distúrbio e ou transtorno,  ainda são assuntos delicados, para outros, uma realidade com a qual é necessário a convivência e a constante atualização das informação sobre o assunto. 
Não importa a situação em que você se encontra, seja a que ainda esta relutante, seja a que já se conscientizou sobre o diagnostico. 
O mais sensato sempre é a busca da opinião e avaliação de mais de um profissional, e depois, se possível, uma pesquisa minuciosa sobre tudo que foi apurado pelos profissionais. 
Volte aos profissionais com suas duvidas, com o resultado de suas pesquisas, sente e converse novamente com esses profissionais, busque alternativas, opções e ferramentas  que eles possam lhe fornecer.

Hoje, possuímos na comunidade, um leque de possibilidades que auxiliam no tratamento, acompanhamento, no convívio e ate na estabilidade ou progresso positivo de vários distúrbios. 

Iremos trazer para o blog, sempre alguma matéria, artigo ou informações básicas sobre esse e outros temas. 
Recebemos vários pedidos em nossa pagina no facebook sobre um transtorno especifico, e hoje falaremos sobre o: 



sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Reciclando pneus

600 anos, é este o tempo  em media para a decomposição de um pneu.

Algumas pessoas ignoram, quando se deparam com esse derivado do petróleo, mas, no entanto, nas mãos de uma pessoa criativa e ousada, o pneu pode ganhar uma nova utilidade. Não importa seu estado de conservação, seja ou esteja ele liso, careca, borrachudo, velho, novo, pequeno ou grande, sempre existe uma ideia para renovar sua utilidade, reciclando e ganhando o retorno de uma peça única. 

Seguem para vocês algumas ideias que achei muito interessante, uteis e práticas. 

Eu mesma já resgatei quatro desses, só aguardando um momento de folga para me aventurar em criar algo. 

Depois eu compartilho minha obra de arte. 

Vale lembrar de algo muito importante: o armazenamento dessas peças, pneu retem água de chuva, e deve ser armazenado antes da confecção da peça em local seco, vamos colaborar com o meio ambiente, reciclando as peças, mas vamos ser atuantes no combate a proliferação do mosquito. 









Descontraindo

Espaço bem descontraído, sem compromisso com o politicamente correto.